Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.

  • Araujo Sobrinho F
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O turismo no lago de Furnas surge como possibilidade para o desenvolvimento dos municípios e da região, fortalecido por meio dos discursos governamentais. Contudo, o desenvolvimento do turismo encontra entraves ao seu desenvolvimento na instabilidade do lago e na geração de energia elétrica. O rebaixamento do nível de água em decorrência das operações da usina na geração de energia elétrica em conjunto com a crise hídrica evidencia conflito regional que envolve agentes com interesses opostos. Pode-se verificar que mesmo com a Política Nacional de Recursos Hídricos que estabelece o uso múltiplo das águas e a criação de uma agência reguladora para operacionalizar seus instrumentos, verificou-se a existência de uma valoração dissimétrica entre os usos das águas no lago de Furnas. As cotas estabelecidas visam atender a prioridade de geração de energia elétrica frente aos demais usos, sendo a atividade do turismo uma das maiores afetadas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Araujo Sobrinho, F. L. (2017). Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos. Revista Cenário, 5(8). https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15056

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free