CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO QUÍMICA E EFICÁCIA ANTIOXIDANTE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS CONDIMENTARES POR ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS HIERÁRQUICOS (HCA)

  • Miranda C
  • Cardoso M
  • Machado S
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
8Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Óleos essenciais extraídos de ervas e especiarias empregadas para realçar as características sensoriais dos alimentos têm sido testados quanto às características antioxidantes, ganhando maior destaque devido à sua posição como produto natural, sua grande aceitação pelos consumidores, seu potencial de uso multifuncional e aos riscos potenciais dos aditivos sintéticos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivos analisar a composição química de óleos essenciais extraídos de folhas frescas de tomilho, capim-limão, alfavaca e manjericão, suas atividades antioxidantes pelas metodologias do sequestro dos radicais DPPH e da inibição da oxidação do sistema do β-caroteno/ácido linoleico. Foram avaliados os potenciais antioxidantes dos padrões dos constituintes majoritários dos referidos óleos essenciais timol, citral, eugenol e linalol, respectivamente, usando-se como controles positivos os antioxidantes sintéticos ácido ascórbico, BHA e BHT. Adicionalmente, objetivou-se correlacionar as composições químicas e concentração de 50% de inibição (CI50) dos referidos óleos essenciais por meio da análise de agrupamentos hierárquicos (HCA). Os constituintes majoritários presentes nos óleos essenciais das folhas frescas de tomilho, capim-limão, alfavaca e manjericão são o timol, p-cimeno e γ-terpineno; o geranial, neral e mirceno; eugenol, (γ)-muuruleno e (cis)-β-ocimeno; cineol, linalol e cânfora, respectivamente. As amostras com atividades antioxidantes mais expressivas são o eugenol e o óleo essencial de alfavaca. Utilizando-se a HCA, observa-se que os óleos essenciais e seus respectivos padrões se agrupam devido à similaridade quanto às quantidades de fenilpropanoides e monoterpenos. Este estudo pode ser importante para encontrar e analisar novos compostos de origem natural que permitam inibir a oxidação.

Cite

CITATION STYLE

APA

Miranda, C. A. S. F. de, Cardoso, M. D. G., Machado, S. M. F., Gomes, M. D. S., Andrade, J. D., & Teixeira, M. L. (2014). CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO QUÍMICA E EFICÁCIA ANTIOXIDANTE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS CONDIMENTARES POR ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS HIERÁRQUICOS (HCA). E-Xacta, 7(1). https://doi.org/10.18674/exacta.v7i1.1223

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free