PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE INSTRUTORES DE ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA ATUANTES EM FLORIANÓPOLIS (SC)

  • Vaz J
  • Amaral Junior A
  • Correia P
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
10Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de competências de instrutores de atividades de aventura na natureza atuantes em Florianópolis (SC). Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória e quantitativa. Participaram 22 instrutores (18 do sexo masculino e quatro do feminino), com idade média de 39,5±12,1 anos. Utilizou-se um questionário validado para este estudo, contendo 27 perguntas baseadas no modelo de competência profissional de Cheetham e Chivers (1996, 1998) e na norma 15285 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (2005) sobre as competências necessárias aos instrutores. Para analisar os dados, aplicou-se a estatística descritiva. A maioria dos instrutores percebe dominar totalmente as competências cognitivas, funcionais, sociais, éticas e fatores relacionados (metacompetências, personalidade, reflexão, avaliação, empreendedorismo). Contudo, em todas há pelo menos um instrutor que percebe dominá-las parcialmente e há um que percebe não dominar duas competências funcionais relativas à segurança dos participantes. Um instrutor também acredita não dominar a capacidade de empreender.

Cite

CITATION STYLE

APA

Vaz, J. M., Amaral Junior, A. J., Correia, P. M. dos S., Manfroi, M. N., Figueiredo, J. D. P., & Marinho, A. (2017). PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE INSTRUTORES DE ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA ATUANTES EM FLORIANÓPOLIS (SC). Movimento (ESEFID/UFRGS), 23(1), 295. https://doi.org/10.22456/1982-8918.66064

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free