Composição bromatológica da silagem de capim-elefante com diferentes proporções de casca desidratada de maracujá (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa)

  • Cruz B
  • Santos-Cruz C
  • Pires A
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
10Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

RESUMO Avaliou-se a composição bromatológica das silagens de capim-elefante contendo diferentes níveis de inclusão (0; 10; 20 e 30%) de casca de maracujá desidratada (CMD) na matéria natural do capim-elefante, em um delineamento inteiramente casualizado, com 8 repetições. A gramínea foi cortada aos 60 dias de idade, triturada e ensilada juntamente com as proporções de CMD de cada tratamento. Após 30 dias, os silos foram abertos. Observou-se que a inclusão da CMD aumentou linearmente os teores de matéria seca (23,2 e 41,8 para os tratamentos 0 e 30%, respectivamente), favorecendo melhor fermentação da silagem, assim como os teores de proteína bruta (5,4; 8,5; 10,2 e 11,9) e carboidratos não-fibrosos (P<0,005). Os teores de fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, hemicelulose e celulose foram reduzidos, indicando que a casca de maracujá desidratada pode ser utilizada em até 30% de inclusão na silagem de capim-elefante.

Cite

CITATION STYLE

APA

Cruz, B. C. C., Santos-Cruz, C. L., Pires, A. J. V., Rocha, J. B., Santos, S. B., & Bastos, M. P. V. (2010). Composição bromatológica da silagem de capim-elefante com diferentes proporções de casca desidratada de maracujá (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa). Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences, 5(3), 434–440. https://doi.org/10.5039/agraria.v5i3a853

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free