Otimização de um método de extração ultra-sônica e análise por CLAE para determinação de Diuron e seus metabólitos em solo de cultivo de cana-de-açúcar.

  • Mello P
  • Lobo I
  • Yabe M
N/ACitations
Citations of this article
8Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O Diuron, N-(3,4-diclorofenil)-N,N-dimetilureia pode ser transformado no solo através da biodegradação em 3-(3,4-diclorofenil)-3-metilureia (DCPMU), 3,4-diclorofenilureia (DCPU) e 3,4-dicloroanilina (DCA). Este trabalho teve por objetivo otimizar e validar um método de extração e análise do diuron e metabólitos no solo por CLAE/DAD a fim de determinar as suas concentrações em amostras de solo bioaumentado com microrganismos da rizosfera da cana-de-açúcar. Realizou-se a extração com metanol em banho ultra-sônico e as análises em um cromatógrafo líquido/detector DAD, marca Waters. A condição de análise otimizada para separação dos analitos foi fase móvel metanol:água 50:50 (v/v) e fluxo 1 mL min-1. O comprimento de onda selecionado foi de 240 nm para a DCA  e 254 nm para o Diuron, DCPMU e DCPU. Utilizou-se coluna e pré coluna Waters XTerra RP18, 5 um, 4,6 x 150 mm e 3,9 x 20 mm. A curva de calibração foi obtida a partir da fortificação do solo com a mistura dos padrões, na faixa de 5 mg Kg-1 a 200 mg Kg-1 de solo. A recuperação obtida em dois níveis de concentração 5 e 200 mg Kg-1 de solo ficou entre 85 e 99%. A repetibilidade foi de 0,78%; 2,20%; 2,17% e 1,72% e a precisão intermediária foi de 2,48%; 2,11%; 3,10% e 2,77% para diuron, DCPMU, DCPU e DCA, respectivamente. O limite de quantificação foi de 1,25 mg Kg-1 de solo. A concentração de diuron encontrada em algumas amostras superficiais (0-10 cm) do solo bioaumentado variou de 5,5 a 8,9 mg Kg-1 de solo, mas não foi detectada a presença de seus metabólitos.

Cite

CITATION STYLE

APA

Mello, P. C. M. de, Lobo, I., & Yabe, M. J. S. (2009). Otimização de um método de extração ultra-sônica e análise por CLAE para determinação de Diuron e seus metabólitos em solo de cultivo de cana-de-açúcar. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, 30(2), 107–116. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2009v30n2p107

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free