Interdisciplinary Comparison of the Index of Social Well-being of the Russian Population with Economic Indicators (Based on the Example of Republic of Tatarstan)

  • Ermolaeva P
  • Demkina E
  • Zajnullina M
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Com base no monitoramento de pesquisas populacionais de amostras representativas de dados e análises econômicas, o artigo apresenta os resultados de uma comparação multidisciplinar de indicadores socioeconômicos com o índice de bem-estar social dos russos, com base no exemplo da República do Tatarstan. Os resultados mostraram que, apesar do índice de avaliação da situação econômica atual na República de Tatarstan para o período de novembro de 2012 a novembro de 2013 ter aumentado em mais de um terço (34,3%), os indicadores econômicos reais registraram apenas um leve aumento em indústrias selecionadas e o índice de desenvolvimento econômico regional diminuiu em 2,77%. De modo geral, de acordo com pesquisas de percepção realizadas no período de novembro de 2012 a novembro de 2013 sobre mudanças na situação econômica e no bem-estar pessoal, as pessoas do Tatarstan são mais otimistas do que as mudanças econômicas reais. As mudanças na economia são avaliadas mais positivamente do que as mudanças no bem-estar pessoal. Entretanto, indicadores objetivos sugerem o contrário: o crescimento econômico é observado apenas em alguns setores da economia com crescimento negativo no índice composto de desenvolvimento econômico da região (-2,77%), enquanto que o crescimento da renda da população atingiu uma média de +10,83%. Tal dissonância entre as avaliações subjetivas e objetivas pode ser ligada a muitos fatores interdependentes: primeiro, a opinião pública e a percepção subjetiva da situação econômica da população em particular, tem um caráter de recuperação - geralmente fica atrás da situação econômica real; segundo, a percepção positiva da situação econômica pode ser fabricada pela mídia no interesse da elite dominante e das corporações privadas; terceiro, a percepção positiva da micro-situação da economia pode ser imposta por uma alta avaliação da situação pessoal atual (crescimento da renda e bem-estar da população).

Cite

CITATION STYLE

APA

Ermolaeva, P. O., Demkina, E. P., & Zajnullina, M. R. (2018). Interdisciplinary Comparison of the Index of Social Well-being of the Russian Population with Economic Indicators (Based on the Example of Republic of Tatarstan). Journal of History Culture and Art Research, 7(4), 55. https://doi.org/10.7596/taksad.v7i4.1806

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free