Evolução Pedomorfológica das Vertentes em Conceição do Araguaia(PA): Abordagem Metodológica e Evidências Macro e Micromorfológicas (1)

  • Nascimento N
  • Perez D
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Processos erosivos mecânicos, sucessivos no tempo e no espaço, são, prioritariamente, considerados pelos geomorfólogos como responsáveis pela morfogênese. Estudos de sistemas de solos em toposseqüências a propósito da mineralogia e estrutura de solos e alteritas foram fundamentais para mostrar a importância da alteração e da pedogênese como agentes morfogenéticos. Sistemas de solos são entendidos como unidades funcionais e de processos e podem constituir o parâmetro de delimitação de unidades geo- ambientais. O estudo da pedomorfologia do relevo, apresentado neste artigo, partiu da hipótese de que a distribuição espacial e a evolução das unidades pedo-geomorfológicas acompanham a evolução dos sistemas de solos e não são, necessariamente, o resultado de processos erosivos mecânicos. Este trabalho combina procedimentos de campo com análises de laboratório (microscopia óptica, análises texturais, químicas, mineralógicas e análises por microscopia eletrônica por varredura e por transmissão). A área de estudo está localizada no sul da Amazônia Brasileira, sob clima tropical úmido, em uma zona de transição floresta/cerrado. Os resultados obtidos mostram que a evolução dos sistemas de solos tem caráter determinante na evolução pedo-geomorfológica: um longo processo de laterização com encouraçamento ferruginoso e latossolização foi o responsável pelo aplainamento e abaixamento dos relevos; o Latossolo transforma a couraça e provoca uma leve convexização das encostas dos platôs; a expansão de um Argissolo provoca uma mudança fundamental na forma dos relevos fazendo aparecer lombadas convexas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Nascimento, N. R. do, & Perez, D. H. (2003). Evolução Pedomorfológica das Vertentes em Conceição do Araguaia(PA): Abordagem Metodológica e Evidências Macro e Micromorfológicas (1). Revista Brasileira de Geomorfologia, 4(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v4i1.18

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free