Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de artes/música qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016)

  • Zimmer P
  • Rodrigues J
  • DeFreitas Á
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Neste estudo, os pesquisadores analisam a produção gratuita sobre educação musical e Transtorno do Espectro Autista (2006-2016) nas revistas brasileiras Qualis A1 Artes/Música (avaliação 2014): (a) Música HODIE, Per Musi, ABEM e OPUS, e (b) Anais Regionais e Nacionais da ABEM e Nacionais da ANPPOM, descrevendo os enfoques/procedimentos de ensino. Com uma abordagem qualitativa e uma análise descritiva, esta pesquisa levantou 3.844 artigos, sendo 16 fidedignos à temática. Os pesquisadores apontam: a região Norte como a que tem mais pesquisas na área; a importância do perfil dos professores/monitores para ensino; necessidade de suporte aos profissionais; compreensão do transtorno e perfil do educando; adaptações curriculares e práticas; acompanhamento dos pais nos estudos; conscientização dos pares; uso de repetição, reforço contingente, dicas visuais e verbais; atividades que respeitem fases do desenvolvimento humano e musical; e possibilidades dos métodos Kodály, Orff, Suzuki, String Project, Dalcroze e Willems. Observaram-se estratégias promissoras, porém necessidade de atualização dos sites e mais aprofundamento nas pesquisas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Zimmer, P., Rodrigues, J., & DeFreitas, Á. (2018). Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de artes/música qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista Da Abem, 26(40), 149–166. https://doi.org/10.33054/abem2018a4009

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free