Influência das adubações nitrogenada e fosfatada sobre a produção e características da rebrota do capim Marandu (Brachiaria brizantha (Hochst) Stapf cv. Marandu)

  • Cecato U
  • Pereira L
  • Galbeiro S
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
16Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O objetivo foi avaliar o efeito da adubação nitrogenada e fosfatada sobre o vigor da rebrota (VR), perfilhamento, produção de massa seca total (MSVT) e massa seca verde de lâmina foliar (MSVLF), sob níveis de nitrogênio (0; 200; 400; 600kg/ha de N) e de fósforo (0; 50; 100; 150; 200Kg/ha de P2 O5) do capim Marandu (Brachiaria brizantha (Hochst) Stapf cv. Marandu), no período de verão (PV) e inverno (PI). Utilizou-se um delineamento experimental de blocos casualizados, fatorial 4 x 5 com três repetições. O VR apresentou comportamento linear no PV, e quadrático no PI, em função do nitrogênio (p<0,05). A produção de MSVT e de MSVLF aumentaram de forma quadrática no PV e linear no PI, respectivamente, à medida que aumentou os níveis de nitrogênio (<0,05). Entretanto, a densidade de perfílhos decresceu linearmente em função do fósforo no PV, e quadrático no PI. O peso de perfílhos não alterou (p>0,05) em função do nitrogênio e do fósforo, em ambos períodos. A utilização do adubo nitrogenado melhorou a produção MSVT de (MSVLF), durante o PV, porém, a aplicação do fósforo não afetou as variáveis avaliadas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Cecato, U., Pereira, L. A. F., Galbeiro, S., Santos, G. T. dos, Damasceno, J. C., & Machado, A. O. (2004). Influência das adubações nitrogenada e fosfatada sobre a produção e características da rebrota do capim Marandu (Brachiaria brizantha (Hochst) Stapf cv. Marandu). Acta Scientiarum. Animal Sciences, 26(3). https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v26i3.1836

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free