Desenvolvimento e validação de metodologia para quantificação de alcalóides totais como berberina em fitoterápico contendo Berberis vulgaris L.

  • Oliveira M
  • Albuquerque M
  • Xavier H
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
18Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A Robusterina® é um produto fi toterápico, com efi cácia no tratamento de disfunções do ciclo menstrual. Em sua composição encontram-se Berberis vulgaris L., de ação sedativa e antiespasmódica; Gossypium herbaceum L., enemagoga, hemostática e ocitócica; Viburnum opulus L., antiespasmódico nas cólicas menstruais. De acordo com a Resolução RDC N° 48, de 16 de março de 2004, observa-se que o produto adequa-se na defi nição de Fitoterápico. A presença de alcalóides em Berberis vulgaris e a ausência de metodologias analíticas de quantifi cação para o produto, nos incentivaram a propor e validar um método apoiando-nos na Resolução RE N° 899, de 29 de Maio de 2003. Tal metodologia fundamenta-se na determinação espectrofotométrica de alcalóides utilizando-se Dragendorff como reagente precipitante, e o sulfato de berberina Merck®, como substância química de referência. A curva de calibração foi determinada com seis concentrações entre 40 e 200 μg/mL. A equação da reta é y = 0,0038x + 0,0092 com R2 de 0,9996. Os parâmetros robustez, precisão, especifi cidade, limite de detecção e quantifi cação e exatidão foram avaliados estatisticamente com intervalo de confi ança de 95% (teste t de Student, ANOVA)

Cite

CITATION STYLE

APA

Oliveira, M. A. C., Albuquerque, M. M., Xavier, H. S., Strattmann, R. R., Grangeiro Júnior, S., & Queiroz, A. T. (2006). Desenvolvimento e validação de metodologia para quantificação de alcalóides totais como berberina em fitoterápico contendo Berberis vulgaris L. Revista Brasileira de Farmacognosia, 16(3), 357–364. https://doi.org/10.1590/s0102-695x2006000300013

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free