O USO DE PALEOSSOLOS E PERFÍS DE ALTERAÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE SUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS REGIONAIS: O CASO DA SERRA DE ITAQUERI (SP)

  • Ladeira F
  • Dos Santos M
N/ACitations
Citations of this article
17Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Tradicionalmente, perfis de alteração foram empregados de maneira indistinta como evidência de superfícies geomórficas de dimensões regionais, fato atualmente questionado por diversos autores. Este trabalho discute as possibilidades e limitações deste procedimento utilizando-se de um exemplo correspondente aos materiais relacionáveis com a Forma- ção Itaqueri sobre a Serra de Itaqueri, nos municípios de São Pedro, Itirapina e Charqueada, no Estado de São Paulo. A Formação Itaqueri, de idade cenozóica, é composta por sedimentos depositados em ambientes de leques aluviais sob condições semi-áridas. As feições morfotectônicas e paleopedológicas remanescentes na área caracterizam uma evo- lução complexa, envolvendo mudanças climáticas significativas, pulsos de movimentação tectônica distintos e dife- rentes eventos deposicionais. A análise dos sedimentos e dos paleossolos indica dois eventos deposicionais em ambiente de leques aluviais alternados por períodos de clima mais úmido em que se desenvolveram dois perfis de alteração associados a distintas superfícies; o primeiro, um solo espesso, desenvolvido nos sedimentos associados ao primeiro evento deposicional, sendo atingido posteriormente por um processo de silicificação; o segundo, um perfil laterítico muito espesso, desenvolvido nos sedimentos associados ao segundo evento deposicional. Uma superfície erosiva bem marcada separa ambos materiais. Desta forma existem 3 superfícies geomórficas bem marcadas na área: uma associada à base dos depósitos da Formação Itaqueri que trunca as formações Botucatu e Serra Geral; outra associada ao desenvolvimento de espessos solos que foram silicificados, e outra associada ao desenvolvimento de um perfil laterítico, associada a um espesso ferricrete. Movimentações tectônicas cenozóicas soergueram e abateram a área sucessivamente, implicando inversão de relevo, destruição parcial dos sedimentos e dos paleossolos e posicionamento altimétrico diferenciado ao longo da área.

Cite

CITATION STYLE

APA

Ladeira, F. S. B., & Dos Santos, M. (2005). O USO DE PALEOSSOLOS E PERFÍS DE ALTERAÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE SUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS REGIONAIS: O CASO DA SERRA DE ITAQUERI (SP). Revista Brasileira de Geomorfologia, 6(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v6i2.47

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free