Novos Registros Geográficos, Variação Morfológica e Notas de História Natural de Scinax tripui (Amphibia, Anura, Hylidae) na Mata Atlântica de Minas Gerais (Brasil)

  • Silveira A
  • Ribeiro L
  • Dornas T
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
11Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O anuro Scinax tripui permanecia pouco conhecido. A partir de amostragens em campo no Quadrilátero Ferrífero e análises de coleções científicas são apresentados um expressivo número de novos registros geográficos da espécie na Mata Atlântica do estado de Minas Gerais, observações de uso de habitat e variações morfológicas. Exemplares de S. tripui foram coletados em 40 localidades e em coleções foram levantadas mais 19 localidades. Observou-se que a espécie distribui-se pelas serras do Quadrilátero Ferrífero e porção norte da Serra da Mantiqueira, no centro-sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo, com ocorrência frequente nas matas do Quadrilátero. Constatou-se que S. tripui é restrito a córregos e riachos perenes em ambiente florestal, sendo associado a microhabitats mais íntegros, e exibe atividade reprodutiva ao longo do inverno e início da primavera (julho a setembro). A coloração em vida de S. tripui variou principalmente na região inguinal e partes anterior e posterior da coxa, que podem ser verde-claras, azul-claras, amarelo-claras ou brancas; e no padrão de coloração dorsal, que pode ser cinza, oliva, palha ou marrom-claro. Foram aferidas sete medidas morfométricas de adultos, sendo obtida expressiva variação do tamanho (comprimento rostro-cloacal). As variações de coloração, medidas e porte foram recorrentes ao longo do Quadrilátero Ferrífero, sendo constatado que S. tripui exibe expressiva variação intrapopulacional.

Cite

CITATION STYLE

APA

Silveira, A. L., Ribeiro, L. S. V. B., Dornas, T. T., & Fernandes, T. N. (2019). Novos Registros Geográficos, Variação Morfológica e Notas de História Natural de Scinax tripui (Amphibia, Anura, Hylidae) na Mata Atlântica de Minas Gerais (Brasil). Revista Brasileira de Zoociências, 20(2), 1–23. https://doi.org/10.34019/2596-3325.2019.v20.27094

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free