O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE E DO USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS –PROBUC – COMO ALTERNATIVA DE MONITORAMENTO COMUNITÁRIO AMAZÔNICO.

  • Costa D
  • Marchand G
N/ACitations
Citations of this article
19Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O ProBUC – programa de monitoramento da biodiversidade e do uso sustentável de recursos naturais – é apresentado neste trabalho como uma inovação no processo metodológico de monitoramento comunitário no estado do Amazonas. Seu surgimento visa subsidiar a gestão de unidades de conservação estaduais amazonenses. Esta necessidade resulta de um processo maior de aperfeiçoamento da gestão das áreas protegidas em todo o globo, a partir de uma avaliação que considere a realidade de cada bioma e a valorização de suas especificidades. Neste contexto, cresceram, nos últimos anos, as experiências de monitoramento comunitário, especialmente nos países tropicais, onde o monitoramento convencional normalmente é mais caro e não conta com adequado suporte orçamentário e técnico dos governos nacionais. Assim, esta modalidade alternativa de monitoramento comunitário visa incorpora a participação das comunidades locais em todas as suas etapas de implantação, ou seja, da definição de prioridades de espécies e recursos a serem monitorados à interpretação dos resultados com o fito de promover um diagnóstico que possa contribuir com a gestão da área protegida. Pretende-se conhecer a abrangência e metodologia do ProBUC para saber se realmente corresponde a um programa de monitoramento comunitário. Utiliza-se da pesquisa teórica e observações diretas neste artigo. As controvérsias e aspectos complementares entre as modalidades de monitoramento convencional e comunitário são expostas por autores internacionais até se chegar à exposição da proposta do programa estadual amazonense. Outrossim, as principais conclusões de 2 eventos avaliativos sobre este programa são apresentadas, as quais mostram que ainda são necessários diversos ajustes para o funcionamento adequado do programa. Por fim, constata-se que sua implantação nas 3 unidades de conservação precisa de uma avaliação para conhecer sua viabilidade e capacidade de envolvimento comunitário local.

Cite

CITATION STYLE

APA

Costa, D. C., & Marchand, G. A. (2014). O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE E DO USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS –PROBUC – COMO ALTERNATIVA DE MONITORAMENTO COMUNITÁRIO AMAZÔNICO. Revista Monografias Ambientais, 13(3). https://doi.org/10.5902/2236130813498

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free