Condições ambientais do estuário do rio Botafogo (Itamaracá-Pernambuco-Brasil): clorofila a e algumas variáveis ambientais.

  • OTSUKA A
  • FEITOSA F
  • FLORES MONTES M
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
13Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este trabalho teve o objetivo de caracterizar o estuário do rio Botafogo (Itamaracá-PE) a partir da análise da clorofila a e alguns parâmetros ambientais. Foram feitas coletas mensais, em três pontos de amostragem ao longo do estuário, no período de abril/07 a março/08, em diferentes estágios e em maré de sizígia. Foi utilizada a garrafa de Kitahara na camada superficial da água para a análise de biomassa, Secchi, salinidade, oxigênio dissolvido, DBO, nutrientes, material particulado em suspensão. A biomassa fitoplanctônica variou sazonalmente, com maiores concentrações no período chuvoso e em baixa-mar. Os valores em média estiveram abaixo de 20 mg.m-3 , e a fração menor que 20 µm foi a que mais contribuiu para o ecossistema. A ACP mostrou uma correlação direta da clorofila com os nutrientes e inversa com a salinidade e oxigênio dissolvido. O ambiente dessa forma mostrou uma qualidade ambiental ainda satisfatória, porém em processo moderado de eutrofização. Palavras chave: sazonalidade, biomassa fitoplanctônica, parâmetros hidrológicos, área costeira.

Cite

CITATION STYLE

APA

OTSUKA, A. Y., FEITOSA, F. A. do N., FLORES MONTES, M. de J., HONORATO DA SILVA, M., & TRAVASSOS, R. K. (2014). Condições ambientais do estuário do rio Botafogo (Itamaracá-Pernambuco-Brasil): clorofila a e algumas variáveis ambientais. Tropical Oceanography, 42(3). https://doi.org/10.5914/tropocean.v42i3.5773

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free