ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE DIVERSOS MÉTODOS DE PREPARO DE CAFÉ DAS VARIEDADES ARÁBICA (COFFEA ARABICA L.) E ROBUSTA (COFFEA CANEPHORA)

  • Santana Santos F
N/ACitations
Citations of this article
14Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O café é uma das bebidas mais aceitas e apreciadas por diversos países no mundo, por ser um produto natural, com aromas e sabores distintos. Dentre as espécies mais cultivadas, destaca-se o café arábica (Coffea arabica L.), que apresenta melhor qualidade, proporcionando uma bebida de maior valor comercial e alcançando preços superiores aos do robusta (Coffea canephora), cuja bebida, considerada neutra, é muito usada nas misturas ou blends e na indústria de café solúvel, sendo favorecida pelo preço mais reduzido e pela maior concentração de sólidos solúveis, o que representa um maior rendimento industrial (ILLY e VIANNI, 1996).A qualidade do café torrado e moído está profundamente relacionada com a sua composição físico-química. Desta forma, este trabalho foi baseado no estudo das características físico-químicas de infusões de café obtidas pelos diversos métodos de preparação de grãos de café conilon e arábica, considerando a origem, variedade, grau de torrefação e de moagem. A matriz em estudo foi originada do estado da Bahia, onde ocorreu a preparação de diversos tipos de bebidas, pelos métodos: expresso, turco, coador de papel, cold brew (gelado), italiano, prensa francesa e Hario V60.

Cite

CITATION STYLE

APA

Santana Santos, F. (2019). ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE DIVERSOS MÉTODOS DE PREPARO DE CAFÉ DAS VARIEDADES ARÁBICA (COFFEA ARABICA L.) E ROBUSTA (COFFEA CANEPHORA). Anais Dos Seminários de Iniciação Científica, (22). https://doi.org/10.13102/semic.v0i22.4183

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free