Recursos humanos da saúde nos países africanos de língua oficial portuguesa: problemas idênticos, soluções transversais?

  • Fronteira I
  • Dussault G
N/ACitations
Citations of this article
14Readers
Mendeley users who have this article in their library.
Get full text

Abstract

O presente artigo apresenta a análise situacional dos recursos humanos da saúde (RHS) nos cinco países africanos de língua oficial portuguesa, focando os aspectos quantitativos da força de trabalho. As dimensões privilegiadas são a composição ocupacional, demográfica e a distribuição por nível de cuidados e por zona geográfica. Discutimos os temas da formação dos RHS, políticas relevantes e gastos relacionados. A metodologia consistiu em inventariar os documentos relevantes sobre o tema. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um formulário. Procedeu-se à síntese da informação disponível de acordo com uma estrutura única de modo a tornar possíveis as comparações. Cada um dos países reviu e comentou os dados. Os resultados apontaram que os sistemas de informação sobre RHS eram poucos e o número de profissionais de saúde por habitante eram baixos; a distribuição dos RHS era altamente assimétrica; a capacidade de produção de RHS era baixa e dependente da ajuda externa. A gestão de RHS era deficitária, centralizada e ditada pelas regras da administração pública, conferindo pouca flexibilidade. Conclui-se que os problemas são comuns e passíveis de serem abordados de forma conjunta através de quatro eixos estruturantes: desenvolvimento de sistemas de informação, troca de experiências que melhorem o desempenho dos RHS, desenvolvimento da capacidade de gestão e fortalecimento da capacidade de mobilização dos recursos financeiros.

Cite

CITATION STYLE

APA

Fronteira, I., & Dussault, G. (2010). Recursos humanos da saúde nos países africanos de língua oficial portuguesa: problemas idênticos, soluções transversais? RECIIS, 4(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i1.348pt

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free