Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método OWAS de análise de posturas.

  • Santos Pereira N
  • Pinheiro G
  • Viriato D
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O setor de acabamento de uma fundição é caracterizado por um ambiente que apresenta trabalho pesado. Na empresa pesquisada, posturas e movimentos inadequados utilizados para manusear as lixadeiras e peças fundidas apresentam riscos à saúde do trabalhador ligados às condições atuais de trabalho. Nesse sentido, foi realizada análise ergonômica em dois postos de trabalho daquele setor, denominados linha carrossel e mercado interno. Para tanto, utilizou-se a metodologia OWAS para análise das posturas que estavam causando desconforto aos operadores. Como resultado foi constatado que 33% das posturas adotadas na linha carrossel eram críticas - classes 3 e 4 –, indicando a necessidade de mudança das posturas no curto prazo. Já no mercado interno 14% das posturas foram categorizadas como classe 3, que são claramente prejudiciais à saúde dos trabalhadores. Para melhorar a adaptação da tarefa de esmerilhamento de peças fundidas à capacidade física dos operadores, foi recomendada a aquisição de bancada regulável pneumática, a confecção de dispositivo para posicionamento das peças e a utilização de talha pneumática para movimentação das peças, além do treinamento e conscientização dos operadores. Essas recomendações possibilitaram redução de 100% das posturas críticas de trabalho.

Cite

CITATION STYLE

APA

Santos Pereira, N. F., Pinheiro, G. M., Viriato, D. A., & Da Fonseca Silva, E. C. (2016). Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método OWAS de análise de posturas. REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA, 4(2), 403. https://doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2013.v4.n2.p403-411

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free