Variações temporais da linha de costa em praias arenosas dominadas por ondas do sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brasil)

  • MAZZER A
  • DILLENBURG S
N/ACitations
Citations of this article
49Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A variação da linha de costa ocorre em diversas escalas temporais, sendo a escala inferior a 100 anos especialmente importante para o contexto humano. Na Ilha de Santa Catarina(SC), problemas decorrentes de ocupação e uso da orla marítima de forma desordenada ocasionaram problemas de erosão costeira e perda de qualidade ambiental. Neste sentido, foi realizada uma avaliação da variação da linha de costa, abrangendo os períodos de 64 e 4 anos, de forma a contemplar a escala interdecadal e interanual, em cinco praias da costa sudeste da Ilha de Santa Catarina. A obtenção dos dados foi realizada através de aerofotos, digitalizadas e tratadas, utilizando técnicas e ferramentas de geoprocessamento. A variação média em escala interdecadal demonstrou uma taxa média superior a meio metro anual de recuo da linha de costa e perda de faixa média de largura de praia inferior a cinqüenta metros em 64 anos. Já em escalainteranual os valores apresentaram-se inferiores, porém, com grande variação, apresentando localmente taxas de variação até quatro vezes superiores à escala interdecadal. No entanto, nem todas as praias apresentaram tendência erosiva. A variação entre os períodos analisados indicou que processos de períodos mais curtos são suavizados com o aumento do horizonte temporal de análise, permitindo ressaltar a tendência de variação num contexto temporal mais abrangente. Tal abordagem permitiu explorar a variação da linha de costa sob diferentes perspectivas temporais, gerando subsídios relevantes ao planejamento e gerenciamento costeiro.

Cite

CITATION STYLE

APA

MAZZER, A., & DILLENBURG, S. (2009). Variações temporais da linha de costa em praias arenosas dominadas por ondas do sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brasil). Pesquisas Em Geociências, 36(1), 117. https://doi.org/10.22456/1807-9806.17880

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free