Sobrevivência e vigor vegetativo de plantas de erva-mate ( Ilex paraguariensis A. St.- Hil.) enxertadas diretamente a campo.

  • Domingos D
  • Wendling I
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente trabalho objetivou avaliar a sobrevivência e o vigor vegetativo de material genético adulto selecionado de erva-mate (Ilex paraguariensis A.St.- Hil.) enxertado diretamente a campo. A enxertia foi realizada em plantas de aproximadamente 3 anos de idade, sendo o material vegetativo enxertado coletado do terço inferior ou próximo da base de duas árvores selecionadas com a idade estimada em torno de 70 anos. O método de enxertia utilizado foi o de garfagem em fenda cheia, onde foram enxertadas 48 plantas com material de cada uma das duas matrizes. Os dados de sobrevivência foram obtidos aos 60 e 90 dias após a enxertia, e de crescimento (quantidade e comprimento total de brotos por enxerto vivo) aos 90 e 120 dias da enxertia. Pôde-se concluir sobre a enxertia da erva-mate realizada diretamente a campo que: é viável tecnicamente, havendo um decréscimo na sobrevivência das plantas enxertadas em função do número de dias após a enxertia; as matrizes utilizadas apresentaram comportamentos distintos na porcentagem de sobrevivência e; os enxertos sobreviventes demonstraram um bom vigor de crescimento.

Cite

CITATION STYLE

APA

Domingos, D. M., & Wendling, I. (2006). Sobrevivência e vigor vegetativo de plantas de erva-mate ( Ilex paraguariensis A. St.- Hil.) enxertadas diretamente a campo. Ciência Florestal, 16(1), 107–112. https://doi.org/10.5902/198050981892

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free