Coesão de grupo e liderança do treinador em função do nível competitivo das equipes: um estudo no contexto do futsal paranaense.

  • Nascimento Junior J
  • Vieira L
N/ACitations
Citations of this article
38Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este estudo analisou o nível de coesão de grupo e o estilo de liderança dos treinadores de equipes de futsal do estado do Paraná. Participaram da pesquisa, 122 atletas de quatro equipes da Liga Nacional e quatro do Campeonato Paranaense 2011 e oito técnicos, totalizando 130 sujeitos. Como instrumentos, foram utilizados o Questionário de Ambiente de Grupo, a Escala de Liderança no Desporto e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, aplicaram-se o teste Kolmogorov-Smirnov, o alfa de Cronbach, o "U" de Mann-Whitney (p < 0,05) e a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que as equipes participantes do Campeonato Estadual apresentaram maior nível de coesão em relação às equipes da Liga Nacional; os técnicos das equipes do Campeonato Estadual forneceram mais instruções, reforço e suporte social aos atletas, além de apresentarem estilo mais democrático se comparados aos técnicos da Liga Nacional - características também encontradas na análise qualitativa. Concluiu-se que o nível competitivo (estadual/ nacional) das equipes constituiu um elemento interveniente no nível de coesão e no estilo de liderança dos técnicos.(AU)

Cite

CITATION STYLE

APA

Nascimento Junior, J. R. A. do, & Vieira, L. F. (2013). Coesão de grupo e liderança do treinador em função do nível competitivo das equipes: um estudo no contexto do futsal paranaense. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 15(1). https://doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n1p89

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free